Um projeto piloto para a implantação da Escola do Trabalhador 4.0 foi o tema central do encontro da secretária estadual de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na manhã desta quinta-feira (25/05). A secretaria está finalizando ações junto ao governo federal para iniciar o projeto, que contará com a parceria da Microsoft e irá promover qualificação e capacitação profissional de trabalhadores fluminenses.
A Escola do Trabalhador 4.0 vai oferecer cursos gratuitos on-line, na área de tecnologia, com o objetivo de ajudar o trabalhador a se preparar para o mercado, e concederá certificação profissional. No Rio de Janeiro, a ideia é aproveitar um espaço ao lado da unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no Centro do Rio, e equipá-lo com o maquinário necessário para os candidatos interessados em participar dos cursos.
– Sob a orientação do governador Cláudio Castro, temos nos empenhado em buscar parcerias para disponibilizar, cada vez mais, oportunidades de qualificação para os trabalhadores fluminenses. Além de proporcionar ao profissional o aperfeiçoamento de seu trabalho, a capacitação torna as empresas mais competitivas e favorecem o aumento da produtividade – destacou a secretária.
Acompanhado de Kelly Mattos, o ministro Luiz Marinho visitou o posto Sine do Centro, com o superintendente regional do Trabalho, Alex Bouças, e a equipe técnica da secretaria. Durante a visita, a responsável pela unidade do Sine, Tânia Lopes, explicou a rotina do posto, um dos mais procurados pela população fluminense em busca de oportunidades de trabalho.
O ministro ressaltou a importância não só da captação de vagas a serem oferecidas, mas também do levantamento das demandas relativas à qualificação dos candidatos às oportunidades de emprego oferecidas. Luiz Marinho fez questão de entregar uma carta de encaminhamento a Aguinaldo de Araújo, candidato a uma vaga de ajudante de eletricista, desejando boa sorte na futura entrevista de emprego.
A secretária Kelly Mattos relatou as prioridades da atual gestão em firmar parcerias com instituições qualificadoras para melhor preparar os candidatos às vagas oferecidas. Ela comentou que umas das mais recentes e relevantes ações da Secretaria de Trabalho e Renda foi a parceria com Firjan/Senai para o oferecimento de mais de 325 vagas em cursos de qualificação profissional em todo o Estado do Rio de Janeiro.
À tarde, o ministro fez questão de comparecer à sessão do Ceterj – Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Rio de Janeiro – para a eleição das novas presidência e vice-presidência do órgão. Vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, o Ceterj é delibera sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e a qualificação profissional no Estado do Rio.