quarta-feira, setembro 11, 2024
21.4 C
Maricá
spot_img
InícioCidadesSegundo dia da Feira das Profissões movimenta Centro de Maricá

Segundo dia da Feira das Profissões movimenta Centro de Maricá

Iniciativa é promovida pela Prefeitura e conta com palestras, debates e estandes de empresas

O segundo dia da Feira das Profissões reuniu neste sábado (28/10) centenas de pessoas que participaram do bate-papo sobre ‘Economia Solidária’, ‘Inovação, Cultura e Desenvolvimento’ e ‘Tecnologia e Políticas Públicas’ apresentadas em três painéis. Além dos bate-papos, quem passou pelo local pôde participar das palestras, conhecer estandes de diversas empresas e de instituições de ensino técnico e universitário, que estavam sanando dúvidas e informando sobre as oportunidades de empregos e cursos. O evento promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Maricá), segue até este domingo (29/10), das 14h às 20h, no Esporte Clube Maricá, no Centro, e é aberto ao público.

“Estamos em mais uma edição dessa grande feira que auxilia os jovens nas decisões do que seguir, onde trabalhar e qual curso fazer. Conseguimos aqui abrir mais opções de emprego e oportunidades para aqueles profissionais que estão desempregados ou que já estão no mercado de trabalho conhecerem e até mudarem de profissão”, comentou Marcus Bambam, secretário de Trabalho.

No primeiro bloco, a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello, o diretor da plataforma E-Dinheiro e criador do Banco Palmas, Joaquim Melo, e a secretária municipal de Economia Solidária, Andrea Cunha, falaram sobre o tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento”. Já no segundo painel, os debatedores Renata Santos (UFRJ) e Laiz Peres Solis (Codemar), apresentaram o tema “Inovação, Cultura e Desenvolvimento”. Já no último painel, o secretário municipal de Transportes, Douglas Oliveira, falou sobre a ‘Tecnologia e Políticas Públicas – Mosaico de Aplicativos’ – “Fábrica de aplicativos da Codemar: MumbuCar rumo à inclusão de serviços de mototaxistas”.

Para a estudante Maria Letícia, de 18 anos, o evento demonstra a importância do saber e da qualificação. “Estou tendo acesso em um único lugar aos serviços que são ofertados aqui em nosso município. Eu adoro essa feira e destaco que aqui podemos nos capacitar, conseguir um emprego, voltar a estudar e se distrair com os amigos”, disse a moradora de Itaipuaçu, que participou do painel com o tema “Economia Solidária e modelos alternativos de desenvolvimento”.

Além dos painéis, a programação do evento traz palestras com os temas “As pessoas surdas no papel do futuro: Educação, Tecnologia e Acessibilidade” com Joaquim da Silva Júnior, doutorando em Gestão de Sistemas Complexos da UFRJ e presidente da Associação de Tecnologia de Inovações de Surdos; e “Construindo um futuro sustentável: oportunidades de emprego e qualificação com o projeto Bem-Viver Alimentar em Maricá” com Cláudio Gimenez (presidente do ICTIM), Michelle Rodriguez (Açougue Vegano), Suzi Clementino (Empório I Piatti), Felipe Britto (Tomates do Brasil), Hélio Porto (Restaurante Escola) e Virlei da Silva (Cooperar).

Finalizando o segundo dia, a escola de samba maricaense União de Maricá agitou quem visitava a feira e apresentou um pouco do seu enredo para o Carnaval 2024 “O Esperançar do Poeta”, uma grande homenagem aos compositores que mudam vidas a partir de seus versos e melodias.

Balcão de empregos

O balcão de empregos da Feira das Profissões está com 260 vagas disponíveis em 25 empresas privadas cadastradas, como uma grande rede de supermercados. Há oportunidades para auxiliar de produção, auxiliar de açougue, açougueiro, desossador, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, eletricista de máquinas industriais, motorista Munck, porteiro, carpinteiro, motorista de carreta, assistente de compras, operador de loja, jovem aprendiz, encarregado de perecíveis, operador prevenção e perda, encarregado de mercearia, ajudante de pátio, vendedor (a), manobrista, motorista de caminhão, confeiteiro, repositor de FLV, fiscal de caixa, operador de caixa, balconista de laticínios, cozinheiro, operador de mercearia, conferente, balconista de salgados, padeiro e ajudante de padeiro.

“Gostei bastante da feira, achei interessante a oferta e a diversidade de estandes das secretarias, diversas empresas e de instituições. Está tudo bem organizado e podemos tirar dúvidas”, comentou Taiza Brito, moradora de Araçatiba.

Serviço
3ª Feira das Profissões de Maricá
Data: de 27 a 29 de outubro
Horário: 14h às 20h
Local: Esporte Clube Maricá
Endereço: Rua Barão de Inoã, 172, Centro

Programação

Domingo (29/10)

14h – Abertura com vídeos da Codemar
15h30 – Palestra “Maricá de olho no futuro” com o cineasta Silvio Tendler
16h – Painel 1:Tecnologia, Desenvolvimento e Trabalho – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Educação para transformação: Programa Maricá Edutech e Escola de Startup de Maricá” com Edson Romão (Adaptideas)
16h30 – Martius Vicente (diretor da Faculdade de Administração da UFF)
16h30 – Palestra “A experiência Sanemar: Projetos e Metas” com Rita Rocha – arquiteta, urbanista, doutora em Demografia e presidente da Companhia de Saneamento de Maricá
17h – Palestra “Espetáculo: fora do eixo macro – tendência a Outono-Inverno 24” com Angélica Coelho, especialista em Industria Avançada Confecção 4.0 e bacharel em Design
18h – Painel 2:Tecnologia e Criação de Novas Empresas – Mediadora Jennifer Lemos (Codemar). Tema “Parques tecnológicos e incubadoras de empresas” com Catarina Azevedo (responsável técnica da rede de incubadoras)
18h30 – Willian Higa (Codemar)
18h30 – Palestra “Mumbuca Futuro: o papel da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro no fomento à economia solidária no município” com Rayanne de Medeiros e Julia Fernandes
19h – Debate
19h30 – Encerramento

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Patrocinado -spot_img

Últimas Notícias

Uso de tecnologia evita perda de 555 milhões de litros de água tratada por mês em São Gonçalo

Combate ao desperdício é feito com satélite a 600 km da Terra e sondagens para detectar vazamentos Cerca de 555 milhões de litros de água...

Insegurança: viaturas do Proeis são rebocadas por falta de pagamento em Itaguaí

Abundância para uns, penúria para outros. Essa é a...

Fogo Cruzado: São João de Meriti e Caxias, as cidades mais violentas da Baixada Fluminense

No primeiro semestre deste ano, houve 273 tiroteios, com...

Comentários Recentes