sexta-feira, março 21, 2025
25.1 C
Maricá
spot_img
InícioPolíciaSeap vai construir cozinhas em unidades prisionais que contarão com mão de...

Seap vai construir cozinhas em unidades prisionais que contarão com mão de obra de custodiados

As quentinhas nos presídios do Rio podem estar com os dias contados. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) quer que os presos passem a produzir suas próprias refeições. E, num projeto piloto, até o início do ano que vem pretende inaugurar cozinhas com refeitório em dez presídios. A ideia, ressalta a secretária Maria Rosa Lo Duca Nebel, é melhorar a qualidade da alimentação, ao mesmo tempo em que se dá um passo para tirar os custodiados da ociosidade: 

— A iniciativa vai além do consumo das refeições de modo mais humanizado. O que o preso mais quer é produzir, seja com um trabalho ou numa ação educacional. 

Num primeiro momento, ao menos 300 presos com bom comportamento serão selecionados para exercer diferentes funções nas cozinhas, que vão atender cerca de 13 mil pessoas. Eles vão receber pelo trabalho (a legislação permite pagamentos de três quartos de um salário mínimo) e contarão com a remissão da pena: a cada três dias de serviço, terão um dia a menos de privação da liberdade. 

— A oferta de atividades laborais dentro das unidades prisionais é um dos pilares da política de segurança pública do governo. Oferecer oportunidade para que eles participem da produção das próprias refeições terá um impacto muito positivo nesse processo — diz o governador Cláudio Castro. 

Talavera terá cozinha 

Unidades como a Penitenciária Talavera Bruce, destinada ao público feminino, e quatro presídios acompanhados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos serão os primeiros a receber o projeto. As cozinhas produzirão as refeições no modelo cook and chill, semelhante ao utilizado numa das principais redes de restaurantes internacionais que operam no Brasil. Nele, a comida congelada passa por um processo conhecido como regeneração, de forma que pareça sempre fresca. 

Subsecretário de Administração da Seap, Alexander Maia ressalta, no entanto, que também haverá estrutura para preparos convencionais

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Patrocinado -spot_img

Últimas Notícias

Maricá busca experiências em cidade medieval portuguesa

A Missão Maricá segue em Portugal e, foi até Óbidos, cidade da região centro-oeste do país e que tem como sua principal característica a...

Especialista em Segurança Pública elogia políticas adotadas em Maricá

O especialista em Segurança Pública Rodrigo Pimentel visitou Maricá...

Prefeito Quaquá anuncia revitalização da Estrada do Camburi

Com a vista panorâmica da cidade proporcionada do alto...

Comentários Recentes