Programa de segurança pública concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente da Polícia Militar do Rio de Janeiro comemorou nesta quarta-feira (14/06) dois anos de existência com uma boa notícia para os moradores e frequentadores das localidades contempladas: os indicadores de crime contra o patrimônio mais recorrentes nos bairros residenciais registraram queda no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o estudo comparativo realizado pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da SEPM a partir de informações do Instituto de Segurança Pública, os roubos de rua sofreram uma redação de 32%, os roubos a estabelecimento comercial de 36% e os roubos a residência 16%. Houve também uma pequena redução 2% nas ocorrências de roubos de veículos.
O estudo traduz uma média desses indicadores criminais registrados nas áreas delimitadas em cada um dos 50 módulos do Bairro Presente, tendo como base o ISPGeo, um programa desenvolvido para monitor a mancha criminal.
Para marcar o segundo aniversário do Bairro Presente, o comando da Polícia Militar promoveu um debate no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo comandantes de batalhões em cujas áreas de atuação há módulos do BP, policiais militares atuam no programa e líderes comunitários.
– Me sinto muito honrado quando sou abordado por cidadãos nas ruas, pedindo que a Polícia Militar instale um módulo do Bairro Presente na localidade onde residem. Isso demonstra o quanto é importante esse programa de polícia de proximidade – disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante o debate no CICC.
Os 50 módulos do programa estão em operação em localidades sob a responsabilidade de 21 batalhões de área, tanto na região metropolitana como no interior do estado. Há hoje 2.416 policiais militares capacitados para atuar no programa, sendo 520 prestando serviço ordinário e os demais no RAS (Regime Adicional de Serviço).
O programa Bairro Presente consiste na instalação de módulos, nos quais equipes de policiais militares especializadas mantêm contato direto com a comunidade local – associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes, entre outras. Cada módulo tem um coordenador, responsável pelo contato direto com as lideranças comunitárias via WhatsApp, e conta com três viaturas que circulam 24 horas por dia pelas ruas da área demarcada do bairro.
Lançado oficialmente em 14 de junho de 2021, o Bairro Presente realizou quase 25 mil ações de prevenção no período. Os seus 50 módulos atuais estão operando em localidades sob responsabilidade de 21 batalhões de área:
2º BPM – Urca
3º BPM – Cachambi, Água Santa e Engenhão
4º BPM – São Cristóvão
5º BPM – Santa Teresa e Central do Brasil
6º BPM – Praça da Bandeira e Maracanã
9º BPM – Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Madureira I, Madureira II e Marechal Hermes
10º BPM – Gov. Portela / Miguel Pereira
12º BPM – Itaipuaçu
14º BPM – Bangu, Realengo, Padre Miguel,Magalhães Bastos/Mallet e Sulacap
16º BPM – Penha e Olaria
17º BPM – Jardim Guanabara e Portuguesa
18º BPM – Abelardo Bueno, Vila Valqueire e Freguesia
19º BPM – Leme
21º BPM – Centro de São João de Meriti
22º BPM – Ramos e Bonsucesso
23º BPM – São Conrado e Alto Leblon
26º BPM – Rua Teresa
31º BPM – Vargem Grande, Barrinha, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Península, Itanhangá e Jardim Oceânico
39º BPM – Centro de Belford Roxo
40º BPM – Campo Grande I e Campo Grande II
41º BPM – Pavuna, Vila da Penha, Irajá e Vicente de Carvalho