sábado, setembro 14, 2024
22.9 C
Maricá
spot_img
InícioPolíciaPrograma Bairro Presente da PM mostra eficiência ao completar dois anos de...

Programa Bairro Presente da PM mostra eficiência ao completar dois anos de criação

Programa de segurança pública concebido a partir do conceito de polícia de proximidade, o Bairro Presente da Polícia Militar do Rio de Janeiro comemorou nesta quarta-feira (14/06) dois anos de existência com uma boa notícia para os moradores e frequentadores das localidades contempladas: os indicadores de crime contra o patrimônio mais recorrentes nos bairros residenciais registraram queda no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o estudo comparativo realizado pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs) da SEPM a partir de informações do Instituto de Segurança Pública, os roubos de rua sofreram uma redação de 32%, os roubos a estabelecimento comercial de 36% e os roubos a residência 16%. Houve também uma pequena redução 2% nas ocorrências de roubos de veículos.

O estudo traduz uma média desses indicadores criminais registrados nas áreas delimitadas em cada um dos 50 módulos do Bairro Presente, tendo como base o ISPGeo, um programa desenvolvido para monitor a mancha criminal.

Para marcar o segundo aniversário do Bairro Presente, o comando da Polícia Militar promoveu um debate no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo comandantes de batalhões em cujas áreas de atuação há módulos do BP, policiais militares atuam no programa e líderes comunitários.

– Me sinto muito honrado quando sou abordado por cidadãos nas ruas, pedindo que a Polícia Militar instale um módulo do Bairro Presente na localidade onde residem. Isso demonstra o quanto é importante esse programa de polícia de proximidade – disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, durante o debate no CICC.

Os 50 módulos do programa estão em operação em localidades sob a responsabilidade de 21 batalhões de área, tanto na região metropolitana como no interior do estado. Há hoje 2.416 policiais militares capacitados para atuar no programa, sendo 520 prestando serviço ordinário e os demais no RAS (Regime Adicional de Serviço).

O programa Bairro Presente consiste na instalação de módulos, nos quais equipes de policiais militares especializadas mantêm contato direto com a comunidade local – associações de moradores, clubes, igrejas, comerciantes, entre outras. Cada módulo tem um coordenador, responsável pelo contato direto com as lideranças comunitárias via WhatsApp, e conta com três viaturas que circulam 24 horas por dia pelas ruas da área demarcada do bairro.

Lançado oficialmente em 14 de junho de 2021, o Bairro Presente realizou quase 25 mil ações de prevenção no período. Os seus 50 módulos atuais estão operando em localidades sob responsabilidade de 21 batalhões de área:

2º BPM – Urca
3º BPM – Cachambi, Água Santa e Engenhão
4º BPM – São Cristóvão
5º BPM – Santa Teresa e Central do Brasil
6º BPM – Praça da Bandeira e Maracanã
9º BPM – Cascadura/Quintino, Oswaldo Cruz/Campinho, Madureira I, Madureira II e Marechal Hermes
10º BPM – Gov. Portela / Miguel Pereira
12º BPM – Itaipuaçu
14º BPM – Bangu, Realengo, Padre Miguel,Magalhães Bastos/Mallet e Sulacap
16º BPM – Penha e Olaria
17º BPM – Jardim Guanabara e Portuguesa
18º BPM – Abelardo Bueno, Vila Valqueire e Freguesia
19º BPM – Leme
21º BPM – Centro de São João de Meriti
22º BPM – Ramos e Bonsucesso
23º BPM – São Conrado e Alto Leblon
26º BPM – Rua Teresa
31º BPM – Vargem Grande, Barrinha, Américas, Marapendi, Vargem Pequena, Península, Itanhangá e Jardim Oceânico
39º BPM – Centro de Belford Roxo
40º BPM – Campo Grande I e Campo Grande II
41º BPM – Pavuna, Vila da Penha, Irajá e Vicente de Carvalho

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Patrocinado -spot_img

Últimas Notícias

Léo Vieira apresenta moeda social Buriti ao povo de São João de Meriti

Líder nas intenções de voto para a Prefeitura de São João de Meriti nas eleições 2024, Léo Vieira (Republicanos) apresentou a moeda social Buriti...

Insegurança: viaturas do Proeis são rebocadas por falta de pagamento em Itaguaí

Abundância para uns, penúria para outros. Essa é a...

Fogo Cruzado: São João de Meriti e Caxias, as cidades mais violentas da Baixada Fluminense

No primeiro semestre deste ano, houve 273 tiroteios, com...

Comentários Recentes