Na manhã desta segunda-feira (17), a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, confirmou o falecimento do prefeito José Bonifácio, aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer no fígado e havia sido internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), por um período de 10 dias.
Durante sua estadia no hospital, a Prefeitura informou que ele estava recebendo reforço nutricional para combater os efeitos colaterais das sessões de quimioterapia. O prefeito recebeu alta no dia 10 de julho. Em nota, a Prefeitura expressou pesar pela morte do prefeito, que ocorreu às 5h20 da madrugada.
Bonifácio iniciou o tratamento contra o câncer no pâncreas entre 2018 e 2019, e em dezembro de 2019, anunciou sua cura naquele momento. Posteriormente, ele retomou a quimioterapia para combater o câncer no fígado, e em julho de 2021 e abril de 2022, foi afastado temporariamente para a retirada de um nódulo no órgão.
O velório de José Bonifácio acontecerá a partir das 9h desta segunda-feira no Palácio das Águias, e o sepultamento será às 16h no Cemitério Santa Izabel.
Na semana anterior, o prefeito havia solicitado afastamento do cargo e a Câmara Municipal de Cabo Frio agendou uma sessão extraordinária para esta segunda-feira (17) para aprovar o pedido de licença. A vice-prefeita, Magdala Furtado (PL), assumirá a prefeitura durante a licença médica do prefeito.
José Bonifácio Ferreira Novellino formou-se em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e teve uma carreira política que incluiu mandatos como vereador entre 1973 e 1977 e deputado estadual entre 2003 e 2005. Como prefeito de Cabo Frio, ele exercia seu terceiro mandato, sendo os outros entre os anos de 1977 e 1983 e de 1993 a 1996.
O prefeito era casado com a médica Ana Lucia Valladão e deixa duas filhas de seu primeiro casamento: Daniele Medeiros Novellino e Juliana Medeiros Novellino.
Em 2 de dezembro de 2019, durante uma coletiva em que anunciou sua cura do câncer no pâncreas, Bonifácio também anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Cabo Frio.