sábado, outubro 5, 2024
22.3 C
Maricá
spot_img
InícioDestaquePacientes renais crônicos já podem realizar hemodiálise em trânsito no Estado do...

Pacientes renais crônicos já podem realizar hemodiálise em trânsito no Estado do Rio

Paciente que necessitar se locomover para qualquer lugar do Estado, poderá solicitar a continuidade do respectivo tratamento em qualquer clínica conveniada com o Sistema Único de Saúde  (SUS)

O Governador do estado, Claudio Castro sancionou a Lei nº 10.319/2024 de autoria do deputado estadual Danniel Librelon (REP) que dispõe sobre a Hemodiálise em Trânsito no estado.
De acordo com o texto, o paciente que por qualquer motivo necessitar locomover-se para qualquer lugar do Estado, poderá solicitar a continuidade do respectivo tratamento em qualquer clínica conveniada com o Sistema Único de Saúde  (SUS).
Segundo o autor do projeto, caberá à clínica de origem, sempre que o paciente manifestar a sua intenção de ausentar-se da sua cidade de origem, informar com antecedência a relação das clínicas na cidade para onde este pretende ir.
“Embora exista a possibilidade de hemodiálise em trânsito, o sistema não funciona na maioria das vezes. Na verdade, o paciente esbarra em uma enorme burocracia que o impede de realizar a hemodiálise em trânsito quando necessita. Sendo assim, o paciente além de todos os problemas enfrentados com a doença ainda fica impossibilitado de se deslocar por conta do tratamento, o que é bem complicado”, detalhou o parlamentar.

Tadeu Martins, estudante do curso de Economia  da Universidade Federal do Pará, sente na pele a realidade do paciente hemofílico quando necessita realizar uma hemodiálise em trânsito. 
“Eu sou paciente renal e faço hemodiálise três vezes por semana. E como nós, pacientes dependemos de uma máquina para sobreviver, temos alguns empecilhos,  e um deles é viajar. Eu tive dificuldade várias vezes, de ir para outras cidades por conta da hemodiálise. Estive no Rio de Janeiro para participar de um congresso e acabei sabendo que no Rio existe uma Lei estadual que trata deste assunto. Fiquei muito satisfeito em saber que a nossa causa está ganhando atenção nos estados, afinal é uma garantia básica que todos nós cidadãos temos. O direito à vida e também o ir e vir”, relatou.
Para a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN),  a doença renal crônica (DRC) já pode ser considerada epidêmica, visto que atinge um a cada dez adultos, e a incidência vem aumentando. O órgão aponta ainda que 133 mil pessoas dependem de diálise, número que cresceu 100% nos últimos dez anos. Além disso, anualmente, mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise, com taxa de mortalidade de 15% ao ano.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Patrocinado -spot_img

Últimas Notícias

Marcelo Cabeleireiro lidera corrida eleitoral para a Prefeitura de Barra Mansa, aponta pesquisa do INFOPPE

O Instituto INFOPPE divulgou nesta sexta-feira, 04 de outubro, os resultados da pesquisa eleitoral realizada entre os dias 30 de setembro e 01 de...

Lançamento da campanha de Bruno de Elber para vereador movimenta Itaboraí

No último sábado (14/09), o Clube Vera Gol, no...

Léo Vieira apresenta moeda social Buriti ao povo de São João de Meriti

Líder nas intenções de voto para a Prefeitura de...

Insegurança: viaturas do Proeis são rebocadas por falta de pagamento em Itaguaí

Abundância para uns, penúria para outros. Essa é a...

Comentários Recentes