quarta-feira, setembro 11, 2024
21.4 C
Maricá
spot_img
InícioCidadesNiterói oferece tratamento a quem quer parar de fumar

Niterói oferece tratamento a quem quer parar de fumar

Programa de Controle de Tabagismo é da Secretaria Municipal de Saúde

29/08/2022 – Nesta segunda, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. No município de Niterói, quem deseja parar de fumar conta com o apoio do Programa de Controle de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento inclui uma consulta inicial individual, a abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento farmacológico de apoio.

O aposentado, Antonio Luiz Nunes de Freitas, de 72 anos, participou do programa na Unidade Básica da Engenhoca e parou de fumar depois de 54 anos com o hábito do tabagismo.

“Tentei parar de fumar muitas vezes, mas não conseguia. Buscava diminuir o número de cigarros por dia, mas o vício não me permitia fumar apenas 1 ou dois cigarros. Foi quando busquei a unidade de saúde e fui encaminhado pela assistente social, Claudia Tavares, para o Programa de Controle de Tabagismo. A experiência foi ótima e estou há 8 meses sem fumar”, conta.

Antônio explica que parou na hora certa, pois a partir de uma tomografia recente percebeu os impactos negativos do cigarro ao seu pulmão. Além disso, deixa como conselho e inspiração, o relato de que, mesmo o processo sendo desafiante e cheio de superações, altos e baixos com tentativas frustradas, a força de vontade e o querer parar de fumar foram determinantes para a melhoria da sua saúde.  

A assessora técnica do Programa, Livia Bertasso, explica que o trabalho ocorre por meio de atendimento de apoio, em que um profissional aborda temas relacionados ao tabagismo, orientando e motivando os participantes. Segundo Lívia, o tratamento inclui ainda a oferta de medicamentos específicos para auxiliar no combate ao tabaco. Os ex-fumantes são acompanhados em controles mensais, até completarem um ano de abstinência.

Outro participante do Programa foi o designer de interiores, Rafael Alves de Freitas Porto, de 39 anos, que fumou por três anos e foi acompanhado na Policlínica Regional do Fonseca pelas profissionais Fernanda de Paula e Luciana Daflon.

“O processo foi um dos desafios mais difíceis da minha vida, mas hoje, após cerca de um mês sem o cigarro, percebi algumas mudanças como no paladar e na respiração, que melhorou muito”, afirma.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o município é atuante na luta contra o tabagismo há anos.

“Trabalhamos com essa causa há anos. O morador que desejar parar de fumar encontrará assistência de profissionais qualificados. Os interessados podem se inscrever nas unidades municipais que oferecem o programa”, explica o secretário.

A pessoa que deseja parar de fumar pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para orientações.

Atividades – Na manhã desta segunda-feira (29), a coordenadora do Programa, Lívia Bertasso, realizou uma palestra para funcionários do Porto de Niterói, onde orientou sobre benefícios e a importância de parar de fumar. Outras unidades de saúde também realizaram atividades de orientação e combate ao tabagismo. —

Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói
Tel: (21) 2613-2790 / 2620-1915

E-mail: ascomprefeituraniteroi@gmail.com

Horário de atendimento: 

Segunda a Sexta: 7h às 19h  

Final de Semana e Feriado: 9h às 19h

Facebook: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/ – @PrefeituraMunicipaldeNiteroi
Twitter: twitter.com/NiteroiPref – @Niteroipref
Instagram: www.instagram.com/niteroipref/ – @niteroipref

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

-Patrocinado -spot_img

Últimas Notícias

Uso de tecnologia evita perda de 555 milhões de litros de água tratada por mês em São Gonçalo

Combate ao desperdício é feito com satélite a 600 km da Terra e sondagens para detectar vazamentos Cerca de 555 milhões de litros de água...

Insegurança: viaturas do Proeis são rebocadas por falta de pagamento em Itaguaí

Abundância para uns, penúria para outros. Essa é a...

Fogo Cruzado: São João de Meriti e Caxias, as cidades mais violentas da Baixada Fluminense

No primeiro semestre deste ano, houve 273 tiroteios, com...

Comentários Recentes