os próximos meses, viaturas da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro começam a circular com câmeras embarcadas, equipadas com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas. Resultado de um investimento de R$ 236,5 milhões, o governo do estado acabou de assinar contrato para instalação de câmeras em 5.849 viaturas de forças de segurança, defesa civil e órgãos de fiscalização.
Pelo contrato, que terá validade de 30 meses, cada órgão poderá equipar um número pré-estabelecido de viaturas. No caso da Polícia Militar, poderão ser equipadas 2.839 viaturas, mas, por questões técnicas e operacionais, o comando da Corporação decidiu, na primeira fase, iniciar o processo de instalação em 1.200 veículos.Os detalhes do contrato, assinado entre o governo do estado e o Consórcio RJ Vigilância e Inteligência, foram apresentados em cerimônia realizada no Palácio Guanabara na tarde da última quarta-feira (03/04). Além de instalar as câmeras, o consórcio ficará responsável pela gestão de armazenamento de imagem e assistência técnica permanente.
Cada viatura terá três câmeras, uma interna e duas externas. Instaladas na parte frontal do teto dos veículos, as câmeras externas dispõem de dispositivos de alerta – uma para leitura de placa e outra de reconhecimento facial. As imagens captadas pelas três câmeras durante todo o serviço são projetadas num monitor instalado no lado direito do painel da viatura.
Responsável pelo policiamento ostensivo em todo território estadual, a Polícia Militar passará a contar com mais um reforço muito significativo para o sistema de monitoramento baseado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Corporação.
Atualmente, os operadores do CICC monitoram imagens geradas pelos projetos recentemente implantados de Videomonitoramento Urbano e 190 Integrado, como também das 13 mil câmeras corporais portáteis disponibilizadas para operar em todas as unidades operacionais da Corporação.
FERRAMENTAS E SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA
Durante a cerimônia de apresentação das câmeras embarcadas no Palácio Guanabara, convidados e jornalistas presentes tiveram a oportunidade de conhecer a evolução do emprego dos recursos tecnológicos na área de segurança pública.
Sob gestão da Subsecretaria de Comando e Controle da SEPM, o CICC foi apresentado como um espécie de “hub” da tecnologia da Polícia Militar, mas também operando junto a outras forças de segurança e de defesa civil.
Localizado na Praça XI, região central da capital, o CICC sofreu uma profunda reestruturação, tanto com a recuperação de instalações físicas quanto com a aquisição de equipamentos e softwares de última geração para atender novas demandas.
Uma dessas ações, a mais visível, foi a reativação do videowall, um conjunto de telas que disponibilizam, durante 24 horas, imagens captadas nos principais centros urbanos do estado.
A central de monitoramento, situada num outro espaço próximo à área do videowall, recebe imagens de um diversificado sistema de videomonitoramento.
Os operadores recebem imagens, por exemplo, das câmeras corporais portáteis, hoje em funcionamento em todas as unidades operacionais da Corporação; das câmeras dos projetos de Videomonitoramento Urbano (estas equipadas com software de reconhecimento facial e leitura de placas) e do 190 Integrado, este conectado a quase 263 mil dispositivos (entre câmeras e alarmes com GPS) na capital do estado e no interior.
Também chegam à central de monitoramento imagens captadas por equipes do Grupamento Aeromóvel (GAM), tanto em aeronaves tripuladas como não-tripuladas. O arsenal tecnológico do GAM conta com câmeras térmicas equipadas com software de reconhecimento facial e leitura de placas.
Além do sistema de videomonitoramento, integram também o pacote tecnológico a centralização do serviço de emergência 190; o desenvolvimento e implantação de aplicativos voltados para atendimento da população em geral, como o 190RJ, e para segmentos específicos (caso do Rede Mulher e Rede Escola); e a parceria com empreas de transporte por aplicativos Uber e 99 Táxi, cujos motoristas e passageiros podem acionar o Serviço 190 da tela do celular em situação de emergência.