Maricá abriu neste sábado (07/10) a 2ª etapa do Circuito Carioca de Handebol de Praia de 2023 na arena montada na Rua João Joaquim Costa, beira da lagoa da Barra de Maricá. A competição, que tem o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, iniciou com o torneio escolar nas categorias cadete masculina e feminina. Ao todo, o evento aberto ao público e com entrada franca reuniu mais de 160 atletas, sendo 96 jogadores do escolar e 72 da categoria cadete.
Já a partir das 08h deste domingo (08/10) será a vez de 120 atletas das principais equipes adultas do estado do Rio de Janeiro entrarem na quadra de areia.
Presente no evento, o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, falou sobre Maricá sediar, pela segunda vez no ano, um evento de grande porte do esporte. “Estamos recebendo mais uma vez modalidade nas nossas areias dando continuidade a essa parceria que iniciamos em 2019. Não podemos esquecer que o Handebol de Praia será modalidade de exibição nas Olimpíadas de 2024 e vários atletas da seleção brasileira estarão defendendo seus clubes nessa 2ª etapa do Circuito Carioca”, disse.
Neste ano, a cidade já sediou a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Handebol e, em 2022, o município foi anfitrião de quatro competições do handebol de praia, recebendo cerca de 10 mil pessoas que foram prestigiar o evento na arena montada na altura da Rua 13, na praia da Barra de Maricá.
Para a atleta do clube Niterói Rugby, Gabriela de Lamare, de 14 anos, a iniciativa proporciona experiência nos jogos. “Foi uma ótima oportunidade para identificarmos os nossos pontos fracos e desenvolvermos os fortes para competirmos”, declarou a jovem.
Antônia Bittencourt, de 15 anos, é atleta do Idec, e elogiou a estrutura. “Esse espaço está muito bem arrumado e com a marcação bem feita. Esse evento expressa o quanto estamos melhorando, além de mostrar uma cidade comprometida com o esporte e com a cultura”, afirmou.